Perda de Cabelo – Como tratar?

Perda de cabelo (também conhecida como alopecia androgenética) afeta todos os homens até certo ponto à medida que envelhecem. O desbaste progressivo do cabelo na cabeça leva eventualmente à calvície. A perda de cabelo geralmente começa nas têmporas, com a linha fina recuando gradualmente. Posteriormente, o cabelo na coroa (dorso) da cabeça também começa a ficar mais fino.

Em casos graves, a perda de cabelo progride ao longo de toda a coroa da cabeça, deixando apenas um padrão de ferradura de cabelo ao redor das costas e dos lados da cabeça.

perda de cabelo

O que causa a perda de cabelo?

A testosterona é o andrógeno mais importante (hormônio sexual masculino) nos homens e é necessária para a função reprodutiva e sexual normal. Portanto, a testosterona é importante para as mudanças físicas que ocorrem durante a puberdade masculina, como o desenvolvimento do pênis e testículos, e para as características típicas de homens adultos, como pêlos faciais e corporais. No corpo, a testosterona é convertida em DHT por uma enzima (5-alfa redutase). DHT atua em diferentes órgãos do corpo, incluindo os folículos pilosos e células da próstata.

Em algumas famílias existem genes transmitidos através da família que tornam os homens mais propensos a terem alopecia androgenética. Sendo assim, nos homens com esses genes, os folículos pilosos são mais sensíveis ao DHT. Isto leva à miniaturização do folículo capilar (onde os pêlos que crescem a partir dos folículos se tornam mais finos e mais curtos a cada ciclo de crescimento) em uma idade mais jovem.

O processo de calvície é gradual e somente o cabelo no couro cabeludo é afetado.


INDICAÇÃO

HairLoss Blocker

perda de cabelo
Clique para saber mais.

Cápsula com fórmula revolucionária que promete pôr um fim definitivo na calvície e recuperar os cabelos perdidos chama a atenção dos homens de todo o Brasil. Se após o uso do produto, por no mínimo 30 dias de acordo com as instruções da embalagem, você não estiver satisfeito com os resultados do produto, devolvemos 100% do seu dinheiro.


Quão comum é a perda de cabelo?

A maioria dos homens australianos vai perceber a perda de cabelo à medida que envelhecem. Portanto a calvície significativa afeta cerca de um em cada cinco homens (20%) em seus 20 anos, cerca de um em cada três homens (30%) em seus 30 anos e quase metade dos homens (40%) em seus 40 anos.

Existe uma ligação entre perda de cabelo e câncer de próstata?

Como a testosterona, através da ação da DHT, está envolvida no crescimento da próstata e do cabelo? Alguns estudos foram feitos para ver se os homens que estão ficando calvos têm um risco maior de câncer de próstata. No entanto, um estudo australiano encontrou uma ligação entre os homens com perda de cabelo vértex (perda de cabelo apenas da coroa) e câncer de próstata. porém, não houve associação entre o câncer de próstata e os homens com perda de cabelo frontal, ou perda de cabelo frontal, juntamente com a perda de cabelo vértice.

Mais estudos são necessários para responder à questão das ligações entre perda de cabelo e câncer de próstata.

Como é tratada a perda de cabelo?

Os homens geralmente procuram tratamento por razões estéticas e não médicas. No entanto, algumas medicinas podem parar ou retardar a perda de cabelo, com o crescimento novo do cabelo acontecendo em alguns homens.

Quais medicamentos podem ajudar?

Os dois principais medicamentos utilizados para tratar a perda de cabelo são:

Finasterida (também conhecida como Propecia®)

Como ela funciona?

A finasterida é tomada como um comprimido e funciona bloqueando a conversão da testosterona em DHT. Portanto, os folículos pilosos não são afetados por DHT e podem crescer normalmente. Cerca de dois em cada três homens que tomam finasterida todos os dias têm algum crescimento de pêlos. Um em cada três homens pode não ter crescimento de pêlos, mas a maioria deles não tem mais queda de cabelo. A finasterida não tem efeito em cerca de um em 100 homens.

Quanto tempo para fazer efeito?

A finasterida pode levar até quatro meses para surtir efeito e até um a dois anos antes que o recrescimento do cabelo possa ser observado. No entanto,O crescimento do cabelo é geralmente maior sobre a coroa do que sobre as áreas frontais do couro cabeludo. No entanto, se o tratamento for interrompido, o processo de calvície será iniciado novamente? Portanto, o tratamento contínuo é necessário para o benefício a longo prazo. Os efeitos colaterais são incomuns, porém, cerca de dois em cada 100 homens que tomam finasterida experimentam uma libido menor (desejo sexual).

A finasterida (comercializada como Proscar®) é tomada em doses mais altas como tratamento para o aumento benigno da próstata.

Finasterida tomadas com estas doses mais elevadas podem aumentar a chance de um homem de obter certos tipos de câncer de próstata. No entanto, a dose muito menor usada para perda de cabelo não é conhecida por ter qualquer efeito sobre a chance de um homem desenvolver câncer de próstata.

Se tiver alguma preocupação, fale com o seu médico.

Minoxidil (também conhecido como Rogaine®, Hair a-gain®, Hair Retreva®)

Minoxidil é uma loção que é esfregada na cabeça. Cerca de metade dos homens que usam o minoxidil têm um atraso na calvície. Cerca de 15 em 100 homens têm o crescimento do cabelo. Enquanto a perda de cabelo continua em cerca de um em cada três usuários. O minoxidil precisa ser esfregado no couro cabeludo duas vezes ao dia e usado por quatro meses antes que os resultados possam ser vistos. O tratamento precisa ser contínuo para o crescimento do cabelo continuar; sendo assim, qualquer pêlo que tenha crescido pode cair dois meses após o término do tratamento. Os efeitos colaterais são incomuns, mas o minoxidil pode causar irritação da pele ou erupção cutânea em alguns homens.

O transplante de cabelo pode ajudar um homem?

Transplante de cabelo envolve a tomada de pequenas quantidades de cabelo de áreas onde continua a crescer e inserindo-os em áreas calvas. Portanto, isso pode causar pequenas cicatrizes e há uma pequena chance de infecção da pele. Várias sessões de transplante são geralmente necessárias e isso pode ser caro. No entanto, os resultados geralmente são bons e são permanentes. Recomenda-se a escolha de um cirurgião com experiência nesta operação.

Eu deveria estar preocupado?

Muitos homens aceitam a perda de cabelo como parte normal do envelhecimento. No entanto, alguns homens procuram tratamento para tentar parar ou retardar ainda mais a perda de cabelo, por razões estéticas.

Qual é o impacto emocional?

Enquanto a perda de cabelo é uma parte normal do processo de envelhecimento, para alguns homens pode ser angustiante, especialmente se isso acontece em uma idade precoce. No entanto, os homens que perdem o cabelo podem se sentir menos confiantes; menos atraentes e podem pensar que isso os faz parecer mais velhos; alguns podem se sentir deprimidos.

Alguns homens acham que conversar com um conselheiro é útil se eles estão se sentindo preocupados com a perda de cabelo.

Existem mitos?

A teoria do “fluxo sanguíneo” levou ao mito de ficar de cabeça para baixo para tratar a queda de cabelo masculina. Enquanto minoxidil é suspeito de funcionar, em parte, aumentando o fluxo sanguíneo para os folículos pilosos, não há evidências de que ficar de cabeça para baixo irá parar a queda de cabelo ou fazer o cabelo crescer novamente.

Perda de cabelo vem do lado da sua mãe da família

Há um mito de que a perda de cabelo é um traço genético transmitido pelo lado materno da família. Genética é a causa da perda de cabelo masculino, mas vários genes são responsáveis ​​e eles provavelmente vêm de ambos os pais. Se houver um parente próximo com perda de cabelo, há um risco maior de a doença.

A perda de cabelo acontece em homens com altos níveis de testosterona

Alguns homens pensam que estão perdendo o cabelo porque têm níveis mais altos do hormônio sexual masculino testosterona. Altos níveis de testosterona não estão ligados à perda de cabelo.

 

Leia mais:

 

 

Perda de Cabelo – Como tratar?
5 (100%) 3 votes

error: Content is protected !!