Sangue no sêmen – Quais as causas?

O sangue no sêmen, também chamado de hematospermia, pode acontecer com homens em qualquer idade após a puberdade. No entanto, é mais comum em homens com idade entre 30 a 40 anos e em homens com mais de 50 anos de idade com aumento benigno da próstata. Portanto, a maioria dos casos desaparece no tempo sem tratamento.

O que causa sangue no sêmen?

O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, um sistema de dutos (tubos) e outras glândulas que se abrem para os dutos. O esperma é feito nos testículos. No orgasmo, ondas de contrações musculares transportam o espermatozoide, com uma pequena quantidade de líquido, dos testículos para o ducto deferente. Portanto as vesículas seminais e a próstata contribuem com fluido extra para proteger o esperma. Esta mistura de espermatozoides e fluidos (sêmen) viaja ao longo da uretra até a ponta do pênis, onde é ejaculado (liberado). Sendo assim, o sangramento pode acontecer em qualquer lugar ao longo do caminho.

sangue no sêmen

Vista lateral mostrando as principais partes do sistema reprodutor masculino

O sangue no sêmen pode ser causado por inflamação, infecção, obstrução ou lesão em qualquer parte do sistema reprodutor masculino. Como as vesículas seminais (um par de glândulas tipo bolsa localizadas em ambos os lados da bexiga) e a próstata são os principais órgãos que contribuem com o fluido para o esperma, uma infecção, inflamação ou trauma em qualquer um desses órgãos pode causar estes homens.

O sangue pode ser encontrado no sêmen como um sintoma por si só (hematospermia primária) ou ligado a outros sintomas (hematospermia secundária).

O sangue no sêmen pode ser causado por ferimentos ou sexo violento?

Sangue no sêmen pode ser percebido durante / após o sexo, mas sexo violento não é a causa do sangramento. Traumas graves no trato genital / urinário podem causar sangue na uretra, mas isso é diferente da hematospermia.

O sangue no sêmen pode ser causado por infecções sexualmente transmissíveis?

Sangue no sêmen é muito improvável de ser causado por qualquer infecção sexualmente transmissível (IST). Algumas IST podem ser transmitidas através do sangue e sêmen, mas geralmente não causam sangue no sêmen.

O que é hematospermia primária?

A hematospermia primária é quando o sangue no sêmen é o único sintoma. Sendo assim, nenhum sangue é encontrado na urina e um exame físico não encontra nenhum outro problema. Se houver sangue no sêmen, mas nenhum outro sintoma, é comum que nenhuma causa seja encontrada.

O que é hematospermia secundária?

A hematospermia secundária é quando há uma causa suspeita ou conhecida de sangramento, como após uma biópsia da próstata ou uma infecção urinária ou da próstata ou, em casos raros, se o câncer estiver presente. Sangue no sêmen também pode ocorrer em homens com mais de 50 anos de idade com aumento benigno da próstata (HPB) com calcificações (depósitos de cálcio) que podem ser observados na ultrassonografia.

Em casos muito raros, a hematospermia secundária pode ser causada por tuberculose, infecções parasíticas ou quaisquer doenças que afetam a coagulação do sangue, como hemofilia e doença hepática crônica, e alguns medicamentos que afinam o sangue.

Uma biópsia guiada por ultra-som da próstata pode causar sangue no sêmen em cerca de um terço dos homens. Portanto é muito raro o câncer dos testículos estar ligado ao sangue no sêmen.

O câncer de próstata pode causar sangue no sêmen; no entanto, a maioria dos homens com câncer de próstata não tem esse sintoma, a menos que tenha feito uma biópsia de próstata que tenha causado o sangue.

O que devo fazer se encontrar sangue no meu sêmen?

Se você tem sangue no seu sêmen, marque uma consulta com seu médico local e pense nas seguintes perguntas:

  • Quanto sangue está no sêmen – o ejaculado é muito vermelho ou há apenas manchas?
  • Você já notou sangue no passado?
  • Quando o sangue foi notado pela primeira vez? O sangue está presente o tempo todo?
  • Quantas vezes você notou sangue no seu sêmen?
  • Existe alguma coisa que parece ter causado esse sintoma?
  • Que outros sintomas você tem, se houver?

Como um médico confirma o sangue no sêmen?

Para confirmar que há sangue no sêmen, o médico fará primeiro um check-up físico, incluindo um exame genital e da próstata (passagem atrasada).

 Uma amostra de sêmen pode ser necessária para verificar a quantidade de sangue no ejaculado.

O médico também examinará uma amostra de urina para se certificar de que não há sangue presente, seja com o olho ou sob o microscópio, e verificará sinais de infecção do trato urinário.

Se houver suspeita de outras causas de sangue no sêmen, que testes são feitos?

Se o sangue é encontrado na urina (visto pelo olho ou através de um microscópio), ou se o sangue no sêmen está relacionado com sintomas de uma infecção do trato urinário, você deve consultar um urologista (um cirurgião especializado em doenças do trato urinário). homens e mulheres, e os órgãos genitais dos homens) para mais testes.

Estes testes adicionais incluem uma ressonância magnética ou ultra-sonografia do trato urinário, bem como um exame de cistoscopia (usando um cistoscópio, um tubo longo, muito fino com uma câmera e luz no final) da bexiga e da próstata.

Um exame retal digital, onde o médico coloca um dedo enluvado no reto do homem (passagem posterior) para verificar o tamanho, forma e sensação da próstata, portanto, um exame de sangue de antígeno específico da próstata (PSA) é necessário para investigar o sangue no sêmen. No entanto, se esses testes forem anormais, uma ultrassonografia e uma biópsia de próstata podem ser necessárias para excluir o câncer de próstata.

Como o sangue no sêmen é tratado?

A hematospermia primária geralmente não precisa de tratamento quando o sangue no sêmen é o único sintoma. E o exame físico e a análise de urina são normais. O sangue no sêmen pode continuar ou não, mas geralmente desaparece sem tratamento e não aumenta o risco de outras doenças; você não estará colocando seu parceiro sexual em risco.

Como o sangue no sêmen é tratado quando outros sintomas estão presentes?

O tratamento para hematospermia secundária varia, dependendo dos outros sintomas e da causa subjacente. No entanto, alguns exemplos de tratamento para causas específicas incluem:

  • ferimentos leves – tratados com repouso e sintomas de monitoramento
  • lesões graves – pode precisar de cirurgia
  • infecções – muitas vezes podem ser tratadas com antibióticos
  • bloqueios – geralmente são tratados com medicamentos específicos (por exemplo, Duodart® se a próstata estiver aumentada)
  • no raro caso de câncer de próstata – cirurgia, radiação ou terapia hormonal podem ser necessárias.

Se você tem mais de 40 anos e continua a ter sangue no seu sêmen, especialmente se houver outros sintomas, consulte um urologista.

É normal que o sangue esteja no sêmen?

O sangue no sêmen (hematospermia) não é normal. Portanto é bastante comum e pode aparecer como uma coloração acastanhada ou vermelha no sêmen. Para a maioria dos homens, é indolor e é notado após a ejaculação.

Até 9 em cada 10 homens (90 por cento) que tiveram sangue no sêmen têm episódios repetidos.

Eu deveria me preocupar em encontrar sangue no meu sêmen?

Os homens geralmente se preocupam quando encontram sangue no sêmen, mas geralmente não é um sinal de um problema sério. No entanto, é importante consultar um médico se você notar algum sangue no seu sêmen.

Sangue no sêmen – Quais as causas?
5 (100%) 1 vote

error: Content is protected !!